FACE

CIRURGIA DO NARIZ

FACE:CIRURGIA DO NARIZ

A rinoplastia é, sem dúvida, uma das cirurgias mais desafiadoras da cirurgia plástica. Além de representar uma figura central da face, prontamente evidenciando imperfeições ou cicatrizes, a correção cirúrgica é de alta complexidade. O conhecimento amplo da anatomia associado à capacidade de um planejamento técnico tridimensional envolvendo ossos, cartilagens e partes moles são fundamentais para se obter uma precisa conformidade, onde a margem de erro é medida em milímetros.

O nariz é responsável por 70% da respiração e nos casos de obstrução nasal a respiração é prejudicada com predomínio da respiração oral. O desvio de septo na maioria das vezes é principal deformidade que causa as dificuldades respiratórias. O objetivo da rinoplastia é obter um bom resultado estético e funcional e por isso o cirurgião plástico deve ter treinamento e aperfeiçoamento contínuos nesta área.

Quem é o candidato para uma cirurgia de nariz

Pacientes com queixas de imperfeições dentro da realidade podem ser candidatos para uma correção cirúrgica. Muitas vezes os pacientes têm desejos que não combinam com o rosto ou acham que um nariz de uma pessoa famosa seria ideal. O mais importante é manter a harmonia entre o formato do nariz e o restante da face.

A idade certa para operar

A cirurgia de nariz deve ser feita a partir dos 16 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão plenamente desenvolvidas. Além disso, os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia de nariz.

É uma intervenção que melhora a auto-estima? Interfere no convívio social?

Uma cirurgia de nariz bem executada pode melhorar a harmonia facial de forma significativa, oferecendo uma boa melhora na auto-estima. A maioria dos pacientes se sente mais confiante nas relações profissionais e sociais. Em pacientes que nos procuram com problemas respiratórios, existe uma notável melhora na qualidade de vida quando a cirurgia consegue reestabelecer a integridade das vias aéreas. Porém, o paciente não deve acreditar que a cirurgia de nariz irá resolver problemas emocionais.

A cicatriz é visível?

Existem duas vias de acesso. Uma é a técnica fechada e outra é a técnica aberta. A técnica fechada é caracterizada pela inexistência das cicatrizes visíveis por ter as incisões que são feitas por dentro do nariz. A técnica aberta foi bastante popularizada nos últimos anos e hoje em dia é mais usada por cirurgiões plásticos. A incisão é colocada na base do nariz na parte denominada como columela e varia de tamanho, mas não ultrapassa cinco milímetros. Utilizando a técnica de fechamento adequada, após um tempo a cicatriz torna-se imperceptível.

Anestesia

A anestesia pode ser geral ou local com a sedação, conforme a preferência da equipe médica ou do paciente.

O tempo de duração da cirurgia

A cirurgia demora de uma a três horas nos casos mais complicados.

Tempo de internação

A alta depende do estado geral do paciente depois do procedimento, mas muitas vezes a alta ocorre no mesmo dia, em casos mais simples, ou na manhã seguinte. Algumas vezes é necessário o uso de tampão dentro do nariz. Quando usado, o tampão é retirado no dia seguinte.

O curativo

O curativo é importantíssimo e é feito de gesso ou material plástico. O objetivo é fixar os ossos na nova posição ou, no caso em que não foi feita a fratura dos ossos, o gesso tem como finalidade diminuir o inchaço. O curativo (gesso ou plástico) é retirado depois de sete dias. Se forem utilizados pontos, também são retirados após uma semana.

A dor é forte no pós-operatório?

O pós-operatório não é dolorido e na maioria das vezes o uso de analgésicos simples é suficiente.

Primeiros dias após a cirurgia

A respiração pode ser um pouco dificultada pelo inchaço que ocorre internamente. Os pontos que estão por dentro acumulam secreção, que pode ser retirada cautelosamente com auxílio de um cotonete úmido. Para maior conforto, sugere-se dormir nos primeiros dias com a cabeceira elevada.

Manchas roxas ao redor dos olhos ocorrem com mais freqüência nos casos em é necessário realizar a fratura dos ossos. A permanência das manchas varia, mas não ultrapassa duas ou três semanas. É muito importante evitar o sol. Quando necessário sair durante o dia, utilizar protetor solar fator 50.

O resultado

Como na maioria das cirurgias, também na rinoplastia o inchaço retarda o resultado final. No entanto, a melhora é percebida já depois de um mês. O resultado final é visto após o sexto mês, podendo levar até 12 meses.