FACE

LIFTING E MINI LIFTING

FACE: LIFTING E MINI LIFTING

Ritidoplastia (lifting facial). Também chamado de lifting ou ritidoplastia, é a cirurgia que minimiza os principais estigmas do envelhecimento facial. Os sulcos e rugas são atenuados ou eliminados com modernas técnicas que proporcionam uma aparência mais jovem com mínimas cicatrizes. O resultado natural é buscado constantemente, sem alterar as principais características da face.

As várias técnicas existentes, repletas de detalhes individuais, são geralmente executadas através de incisões que se iniciam na região das têmporas, descem ao longo das rugas naturais em frente à orelha e continuam por trás da orelha até o couro cabeludo. Em casos de grande flacidez no pescoço, uma pequena incisão pode ser necessária logo abaixo do queixo para tratar a musculatura subjacente.

A extensão das cicatrizes é bastante variável e depende do grau de flacidez presente. A tendência moderna em cirurgia plástica tem sido a redução das cicatrizes quando possível, desde que esta técnica não comprometa o resultado final. Portanto, em pacientes com sinais leves de envelhecimento, a técnica conhecida como “mini-lifting”, em que não há cicatrizes atrás das orelhas, pode ser indicada. Independente da técnica empregada, as cicatrizes devem ser discretas e praticamente imperceptíveis.

Anestesia

A anestesia pode ser local com sedação ou, raramente, geral. A cirurgia deve ser feita por um especialista em cirurgia plástica e em centro cirúrgico equipado de forma a oferecer completa segurança para o paciente. O procedimento dura de três a seis horas.

Internação

O paciente fica internado por um período de até 24 horas, geralmente pode ter alta no dia seguinte, pela manhã.

Curativos

No pós-operatório imediato o paciente sai do centro cirúrgico com o curativo compressivo e assim permanece por 24 a 48 horas. Depois do primeiro curativo feito pela enfermagem o paciente pode lavar o cabelo, mas com ajuda na primeira semana. A cirurgia de face geralmente não é dolorida e ,se houver dor, a mesma é moderada e facilmente tratada com analgésico comum.

O resultado

Nos primeiros dias após a cirurgia, há um edema (inchaço) nas áreas operadas. Neste momento é recomendável manter a tranquilidade e ter paciência, pois o inchaço não tem duração prolongada e depois de uma ou duas semanas o paciente consegue visualizar os resultados da cirurgia.