CIRURGIAS REPARADORAS

OTOPLASTIA - ORELHAS DE ABANO

CIRURGIAS REPARADORAS: OTOPLASTIA (ORELHAS DE ABANO)

A otoplastia pode ser realizada em qualquer idade. Porém, em crianças recomendamos a execução da cirurgia por volta dos 4 a 6 anos, ou antes do início da escola, quando cerca de 90% do crescimento final da orelha estará completo. Esta estratégia evita que a criança fique exposta a eventuais traumas psicológicos que resultariam de apelidos e gozações por parte dos colegas.

Realizada através de uma incisão localizada estrategicamente no sulco atrás da orelha, a otoplastia visa posicionar as orelhas mais próximo da cabeça e criar as dobras cartilaginosas que caracterizam esta parte do corpo. A “rotação” da orelha pode ser executada retirando-se um pedaço da cartilagem da concha (parte côncava adjacente ao orifício do canal da orelha) e/ou simplesmente utilizando suturas. As dobras são geralmente criadas através do enfraquecimento da cartilagem e da sua moldagem com suturas para garantir a cicatrização dos tecidos na posição correta.

Há a necessidade de internação para a realização da otoplastia?

Quando realizada em adolescentes e adultos, a alta poderá ocorrer poucas horas após o término do procedimento. Em crianças o tempo de permanência no hospital costuma ser um pouco maior, em torno de 6 a 12 horas.

Qual o tempo de duração da cirurgia?

A cirurgia dura em torno de 1 hora.

Qual o tipo de anestesia é usada?

A maior parte dos casos é feita anestesia local associada à sedação.